Como está a qualidade das residências e dos cursos de medicina? Este será o tema do XIV Fórum da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), marcado para os dias 13 e 14 de junho, de forma híbrida. Podem participar médicos e estudantes de medicina.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI.

No dia 13, será realizada a oficina pré-fórum, com transmissão pelo canal do CFM YouTube e sem entrega de certificado de participação. No dia 14, a transmissão será pelo Zoom para os inscritos e também pelo YouTube. O certificado será enviado apenas para quem participar do evento pelo Zoom.

“Há muita insegurança quanto à qualidade da formação médica atual, tanto na graduação, quanto nas Residências Médicas, pois não há avaliações adequadas nem dos cursos, nem dos estudantes. Este Fórum debaterá formas de aprimorar os instrumentos utilizados por entes governamentais e pela sociedade para avaliar estudantes de medicina e residentes”, adianta o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, conselheiro federal Júlio Braga.

Oficina – No dia 13 será realizada uma oficina que discorrerá sobre a utilização das EPAs (Entrustable Professional Activities) na avaliação por competência. Participarão participantes da Comissão de Ensino Médico do CFM e cinco convidados. Ao final, será realizado um colóquio, que debaterá a adequação dos programas de residência (PRMs) e de prática clínica (PPCs) para a avaliação por competência. O facilitador será o professor Gustavo Salata Romão e os debatedores serão Aristides Palhares Neto (Associação Brasileira de Educação Médica), Elizabeth Guedes (Comissão Nacional de Educação) e Danilo Dupas (ex-presidente do Inep).

Programação – Na manhã do dia 14, a primeira atividade, após a abertura, será a mesa redonda “Avaliação dos Médicos Residentes e a Portaria do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) 04/2023”. Os temas em debate serão “Avaliação Concomitante para o Título de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB)”, “Avaliação Somativa do Médico Residente e Reprovação” e “Avaliação do Residente com EPAs (Entrustable Professional Activities -Atividades Profissionais Confiáveis). O palestrante será José Eduardo Dolci, diretor científico da Associação Médica Brasileira; Viviane Peterle, ex-secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Gustavo Romão, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Em seguida, será realizado o colóquio “Avaliação dos Programas de Residência Médica e da CNRM”, que debaterá os seguintes temas: Papel da CNRM, Incentivos à qualificação e Avaliação Externa. Os debatedores serão Viviane Peterle, José Eduardo Dolci, Aristides Palhares (Associação Brasileira de Ensino Médico), Hideraldo Cabeça (conselheiro e representante do CFM na CNRM e Marcelo Queiroga (ex-ministro da Saúde).

As atividades no horário da tarde começarão com uma mesa redonda, que terá como tema geral “O SAEME e outros sistemas de acreditação como forma de controle social”. O palestrante do tema “Avaliação de cursos de medicina pelo Ministério da Educação” será o ex-diretor de Política Regulatória da Secretaria de Educação Superior do MEC Hudson Palhano. Em seguida, o professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador executivo do Saeme-CFM, Milton Martins falará sobre as “Dimensões melhor avaliadas pelo Saeme do que em avaliações tradicionais”. O tema “Futuro da avaliação de escolas médicas no Brasil e no mundo” será apresentado pelo avaliador do Saeme e diretor do curso de medicina do Instituto de Educação Médica (Idomed), Sílvio Pessanha Neto. A última palestra deste colóquio será apresentada pelo professor da PUC-Paraná e avaliador do Saeme, José Knolpfz, que falará sobe “O Saeme como avaliação externa ‘formativa'”

O coordenador do Saeme, conselheiro federal Donizetti Giamberardino, esclarece que o CFM implantou em 2016 o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médico no Brasil. Reconhecido internacionalmente em 2019 pela World Federation for Medical Education, o Saeme faz a acreditação de escolas que, voluntariamente, se submetem para receber uma certificação de qualidade. “É uma forma de controle social exercida pelo CFM para que a sociedade organizada tenha conhecimento de quais escolas são certificadas e acreditadas pelo Saeme”, explica.

Outros países – A última atividade do Fórum será o colóquio internacional “Qualidade institucional na formação médica”, que terá como palestrantes, Ricardo Léon-Bórquez, presidente da World Federation for Medical Education (WFME); Jeffrey Carter, representante da Federation of State Medical Boards (FSMB – federação que congrega as principais entidades reguladoras da prática médica no mundo); Eliete Bouskela, representante da Academia Nacional de Medicina e Victor Godoy, ex-ministro da Educação.

Atualização realizada em 10 de junho de 2024.

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