A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) vai realizar de 7 a 9 de abril, em São Paulo, o XX Encontro da especialidade no estado. O evento ocorrerá de forma híbrida, com transmissão ao vivo pela internet. Um dos principais tópicos a ser debatido no evento será a relação da covid-19 com as doenças vasculares.
“Durante a pandemia foi observado que o agravamento e a mortalidade da covid-19 estavam diretamente associados à ocorrência de complicações vasculares, como a trombose venosa profunda, a embolia pulmonar e a isquemia dos membros. No nosso encontro, vamos discutir os consensos, diretrizes e protocolos diagnósticos e terapêuticos nacionais e internacionais sobre essas questões”, adiantou o presidente da SBACV-SP, Fabio Rossi.
Durante a pandemia, o Brasil foi um dos países que mais contribuiu e realizou estudos sobre o uso de anticoagulantes nas diversas apresentações clínicas e fases da covid-19. “E muitos dos pesquisadores que realizaram esses estudos são associados da SBACV-SP e participarão do XX Encontro. As discussões serão muito ricas”, prevê Rossi.
Outros temas em debate serão a flebologia estética, acesso vascular, pé diabético, defesa profissional e educação médica, doenças da aorta, trauma e emergência vascular, doença da carótida e vertebral, doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) e tromoboembolismo venoso.
Mais informações em https://sbacvsp.com.br/