
A sede do CRM-PB, em João Pessoa, sediou, no dia 10 de fevereiro, a inauguração do projeto Divulga CFM. Em pauta, a segurança dos médicos no exercício da profissão.
Reunindo autoridades estaduais e municipais no assunto, o Divulga CFM levou ao estado da Paraíba os critérios definidos pela Resolução CFM n⁰ 2.444/25, que estabelece medidas de proteção aos médicos para prevenir situações de violência em seus locais de trabalho.
O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, destacou a importância do Divulga CFM, pontuando que foram feitas importantes contribuições para a construção de soluções que protejam os profissionais de saúde em seus locais de trabalho e, assim, haja um atendimento digno à população. “Fico muito feliz em contar com a participação de tantas autoridades que podem contribuir para encontrarmos soluções e para que possamos criar um observatório permanente. É importante que a sociedade entenda que estamos todos do mesmo lado, que nós médicos não somos responsáveis pelos problemas estruturais das unidades de saúde”, afirmou Bruno Leandro.
O conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e relator da Resolução, Raphael Câmara, falou da crescente e estrutural violência contra médicos em diversos ambientes de saúde, ressaltando os

O relator da Resolução detalhou os mecanismos re segurança previstos na norma aprovada pelo CFM
mecanismos de segurança previstos na resolução, como o botão do pânico e o segurança contratual dos profissionais.
Além do CFM e do CRM-PB, participaram do debate a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Saúde de João Pessoa, a Secretaria de Segurança de João Pessoa, a Polícia Civil, o Ministério Público, a OAB-PB, entidades médicos da Paraíba, o Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, diretores técnicos de hospitais do estado, vereadores, além de médicos de diversas regiões.
O 2⁰ secretário do CFM, Estevam Rivello, agradeceu ao CRM-PB pela parceria no evento e destacou que “é estarrecedor o que temos vivenciado. De 2015 a 2025 houve um aumento de 15% no número de casos registrados de agressões contra médicos e sabemos que este quantitativo é subnotificado”, afirmou.

O 2º secretário do CFM, Estevam Rivello, agradeceu ao CRM-PB pela parceria.
Confira mais fotos do lançamento do projeto no Conselho Regional do Estado da Paraíba em Encontro entre CFM e CRM-PB | Flickr.