
Benefícios: informatização das eleições para os Conselhos trará inúmeros ganhos
Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) passarão a ter eleições realizadas exclusivamente via internet, considerada uma prática eficiente, moderna e econômica. A regra vale para a escolha de conselheiros federais e regionais, efetivos e suplentes, em todas as unidades da federação, e está definida na Resolução CFM nº 2.288/21 (ACESSE AQUI).
“O CFM instituiu uma comissão para analisar a viabilidade das eleições via internet e estudos indicaram que a modalidade trará ganhos à categoria médica, considerados quesitos como segurança, confiabilidade, abrangência, custos e riscos. Todo o processo será auditado”, explica Hideraldo Cabeça, relator da resolução e coordenador dos trabalhos.
Atualmente, as eleições para os Conselhos de Medicina são realizadas nas modalidades presencial e por correspondência. “Esse mecanismo de votação acarreta um alto custo logístico e não implica uma adesão maciça de médicos, o que será viabilizado pela nova resolução”, pontua Hideraldo.
A probidade administrativa e a moralidade no exercício dos mandatos de conselheiro também foram norteadoras da decisão do Pleno do CFM, que aprovou a mudança na sessão plenária de 28 de janeiro deste ano.
Publicada em 25 de maio no Diário Oficial da União, a Resolução CFM nº 2.288/21 está em vigor e será regulamentada pelo CFM, conforme determinam a Lei nº 3.268/57 e o Decreto nº 44.045/58.
“O CFM dá um passo para aprimorar seu sistema de votação para garantir maior participação dos médicos, com segurança, comodidade, publicidade e , portanto, democracia no processo”, conclui Hideraldo Cabeça.