As normas de inscrição profissional e critérios de funcionamento dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) foram atualizadas e são o destaque da edição nº 322 do jornal Medicina. A publicação descreve as principais mudanças proporcionadas pelo Decreto 10.911/21, que trazem impacto para as regras de inscrição médica e o registro de diplomas revalidados, por exemplo.
A validação dos diplomas e a chegada de centenas de pedidos nos CRMs de registro de médicos que não passaram pelo exame Revalida também estão entre os temas apontados pelo jornal e avaliados ainda na coluna Palavra do Presidente.
No artigo Políticas estruturantes para a medicina, o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, analisa o problema da distribuição e fixação dos médicos em áreas de difícil acesso e chama atenção para a tese defendida pelo CFM por décadas: “não se resolve o problema da distribuição e fixação dos médicos com medidas como flexibilizar critérios de revalidação de diplomas ou abrir escolas médicas a granel”, afirma o diretor.
Outros destaques são a percepção do Conselho sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, além das conclusões do I Fórum de Saúde do Homem, evento virtual realizado pelo CFM, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Acesse aqui a íntegra da edição 322 do jornal Medicina.