A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza neste mês a campanha anual de prevenção ao câncer de pele, o chamado Dezembro Laranja, que tem como mote “Não espere até sentir na pele”. A edição de 2022 coloca no centro dos debates os trabalhadores urbanos e rurais que estão diariamente expostos aos raios solares em virtude de sua profissão e em momentos de lazer. A iniciativa, que tem o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), já faz parte do calendário nacional da saúde e ocorre desde 2014, sempre estimulando ações e medidas que visam trazer qualidade de vida e saúde para a população.
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“A prevenção ao câncer da pele é importante em todas as esferas da sociedade: desde aqueles que se expõe ao sol por lazer, até àqueles que precisam trabalhar ao ar livre todos os dias. Por isso, queremos mostrar as formas possível de fotoproteção, como o uso de filtro solares e de barreiras físicas, como bonés, chapéus, óculos”, explica o coordenador da campanha e do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Renato Bakos.
A prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples: evite a exposição ao sol e proteja a pele dos efeitos da radiação UV. Entre as medidas indicadas pelos especialistas estão o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares; evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10 e 15 horas; use filtro solares com FPS 30 ou mais diariamente, e não somente em horários de lazer; consulte um médico ao menos uma vez ano para um exame completo.
Atendimentos – Este ano, a SBD retomou os mutirões gratuitos para identificação da doença, que foram realizados no dia 3 de dezembro, das 9h às 15h. Foram cerca de 100 postos espalhados pelo Brasil, nos quais os pacientes contaram com o atendimento de especialistas da SBD e receberam informações sobre prevenção ao câncer da pele. Pacientes que tiveram alguma lesão suspeita foram encaminhados para tratamento.
Outra ação presente nesta edição da campanha é a iluminação de prédios públicos e monumentos históricos ao redor do País na cor laranja na tentativa de chamar a atenção dos moradores para o tema. Entre as entidades que já confirmaram apoio à campanha estão a Prefeitura do Rio de Janeiro; Governo do Estado do Rio de Janeiro; Câmara Municipal de Niterói; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; Teatro Amazonas; Associação Médica Brasileira (AMB); o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF2); o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP); o Conselho Nacional de Justiça (CNJ); a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas; entre outras.