Reunidos no gabinete da presidência do Conselho Federal de Medicina (CFM), o deputado Kim Kataguiri (União-SP), o presidente do CFM, José Hiran Gallo, e conselheiros federais debateram pautas importantes, como a qualificação de quem presta assistência à população em saúde mental e o exame de proficiência em medicina.
“A maior preocupação do CFM é a qualificação do profissional que irá atender a população, por isso, o Exame de Proficiência em Medicina é tão necessário, assim como o Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (SAEME-CFM) é um instrumento para garantir que o médico seja bem preparado”, destacou Hiran Gallo.
O dep. Kim pontuou que atua para garantir que os projetos que tramitam na Câmara Federal garantam o melhor à população e, por isso, houve os entes envolvidos, como é o caso do CFM na assistência em saúde mental.
1⁰ vice-presidente do CFM e psiquiatra, Emmanuel Fortes alertou que “estratégias psicológicas mal aplicadas causam danos irreversíveis”. Pontuando que a qualificação profissional é primordial, Fortes chamou a atenção para o risco trazido à população pela regulamentação de técnicas que são atribuições de profissionais já devidamente regulamentados. “Pessoas muitas vezes sem formação médica ou na área de saúde são autorizadas a tratar da saúde mental da população, o que é preocupante e carece de fiscalização”.
O 2⁰ secretário do CFM, Estevam Rivello, reforçou a importância de se garantir que os profissionais sejam bem preparados para atuar na área de saúde. “Assim como o advogado deve ser aprovado na prova de ordem da OAB para comprovar que está tecnicamente pronto para defender os cidadãos, também é necessário que o CFM verifique se os médicos estão aptos a proteger a vida da população antes de dar a eles o direito a atuar em todos os ambientes de saúde a partir do seu registro profissional”. O deputado corroborou o entendimento do CFM.
Coordenador da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) do CFM, o conselheiro Antônio Meira agradeceu a presença do deputado na sede do CFM, reforçando a importância dessa atuação em conjunto e a disponibilidade da CAP para auxiliar o parlamentar em todos os projetos relacionados à saúde e à medicina.
Afirmando que preservar vidas é missão do CFM, José Hiran Gallo reforçou o agradecimento ao deputado em ir ao CFM debater pautas de alta relevância.