Divulgação de vídeos nas redes sociais, entrega de comendas e medalhas a médicos que acumulam décadas de dedicação à profissão, relatos de quem está na linha de frente do enfrentamento à covid-19 e homenagens póstumas aos que faleceram acometidos pela doença: foram muitas as ações realizadas pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) para celebrar o valor dessa profissão, também considerada arte e praticada por quem tem a missão de cuidar de vidas.
Durante todo o mês de outubro os CRMs prestaram homenagens por meio de diversas iniciativas, quer mediante ações para o cuidado com a saúde, aplicando vacinas contra a covid-19, assim como a dose de reforço do imunizante, quer por meio de ações de reconhecimento à dedicação desses profissionais. Veja a seguir algumas ações ocorridas pelo Brasil.
CRMs reconhecem a dedicação de décadas

Acre: responsabilidade e ética foram destaques
O CRM do Acre (AC) homenageou os médicos do estado que completaram de 15 a 40 anos de profissão como exemplos de ética, responsabilidade, compromisso e profissionalismo.
O tempo de dedicação à medicina também foi reconhecido pelo CRM do Amazonas (AM), que homenageou a primeira turma de médicos formada no estado, em 1971, na antiga Universidade do Amazonas, agora Universidade Federal do Ama[1]zonas.
Na Bahia (BA), o CRM promoveu a já tradicional solenidade em homenagem aos que completaram 50 anos de profissão sem terem sofrido qualquer sanção ética. Além da cerimônia, o regional criou um hotsite com mensagens aos médicos.
Por sua vez, o CRM do Pará (PA) realizou palestras, um julgamento simulado, uma roda de conversa e uma noite cultural com exposições de fotografias, telas, obras de arte, esculturas, livros, gastronomia e música. Tudo produzido por médicos.
Ainda no norte do País, o CRM de Rondônia (RO) promoveu uma extensa programação para celebrar o mês do médico, com palestras, entrega de comendas e homenagens. Os eventos aconteceram no município de Guajará-Mirim, passando por Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho.