O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu em sua sede representantes dos Conselhos Regionais de Medicina dos estados da Bahia (CRM-BA), Ceará (CRM-CE), Distrito Federal (CRM-DF), Espirito Santo (CRM-ES) e Goiás (Cremego) para aperfeiçoar o uso da ferramenta de Processo Administrativo Eletrônico (PAe). Foi realizado um treinamento de quatro dias, que se encerrou nesta sexta-feira (17).
O conselheiro federal e corregedor José Albertino Souza afirma que o encontro foi fundamental para a celeridade processual e apontou outras conquistas do treinamento: “A atividade obteve êxito no compartilhamento de experiências e boas práticas; identificação de dúvidas e necessidades específicas de cada regional, sugestões de ajustes na ferramenta PAe, padronização de processos e aperfeiçoamento no uso”.
O PAe é uma ferramenta para criação, gerenciamento e tramitação de documentos eletrônicos que atende o sistema conselhal no caso de processos administrativos. A solução foi implementada pelo CFM em março de 2019 e, atualmente, 24 CRMs aderiram ao formato.
“Com esse treinamento e alinhamento entre os CRMs, com certeza, o processo vai ficar mais uniformizado e ágil”, afirmou Márcia Pimentel de Castro, conselheira regional de medicina pelo Distrito Federal, que participou das atividades junto com sua equipe.
ROTINA DE APERFEIÇOAMENTO
Este treinamento não é uma novidade. Os conselheiros da gestão 2024-2029 do CFM participaram em outubro do ano passado de um treinamento para uso do sistema Processo Administrativo Eletrônico (PAe). Durante os treinamentos, o corregedor José Albertino Souza deu orientações sobre o rito processual dos julgamentos no plenário e nas câmaras de julgamento e como deve ser a fundamentação dos votos, entre outras informações.