O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, se reuniu com o bastonário da Ordem dos Médicos de Portugal, Carlos Cortes, para debater a valorização da medicina. O encontro luso-brasileiro aconteceu semana passada, que foi marcada pela inauguração da nova sede do CFM. Os líderes enfatizaram a importância da modernização das práticas médicas.
Os êxitos recentes do CFM envolvendo inovação em tecnologia foram apresentados a uma comitiva de portugueses. Foram colocados em pauta os produtos e serviços do CFM, a exemplo do Certificado Digital, Prescrição Eletrônica e Eleições CRMs 2023 totalmente on-line. Também foi discutido o projeto o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme-CFM).
A conversa teve como eixo ações pela qualidade da formação médica, pela defesa da qualidade da Medicina, pela valorização dos médicos e em defesa dos princípios éticos e humanistas da profissão médica. O momento também foi importante para a organização do 16º Congresso Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, que será sediado pelo CFM, em julho de 2024.
Rui Nunes, presidente da Cátedra Mundial de Bioética, registrou características técnicas e observou detalhes das instalações que receberão os conferencistas internacionais. A agenda transformará Brasília na Capital Mundial da Bioética.
Integraram a comitiva, Eurico Castro Alves, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos; Caldas Afonso, tesoureiro nacional da Ordem dos Médicos; Manuela Saraiva, jornalista portuguesa; e Débora Cavalcanti, 2ª vice-presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba.