
O encontro permitirá o aperfeiçoamento do programa
Durante missão junto à Universidade do Porto (UP), em Portugal, representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) participaram de uma série de atividades que aperfeiçoaram o funcionamento do Programa de Doutorado em Bioética, mantido em cooperação com aquela instituição de ensino, e fortaleceram os laços com a comunidade acadêmica lusitana. As reuniões aconteceram na última semana de abril.
O grupo foi recebido pelo professor Rui Nunes, diretor do Programa Doutoral em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e com professora Ivone Duarte. Com eles, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, e o vice corregedor, Alexandre de Menezes Rodrigues, discutiram formas de qualificar ainda mais o Programa de Doutorado no Brasil, atualmente considerado um dos maiores do mundo. Outro tema tratado nos encontros é o desenvolvimento de projetos especiais voltados ao 15th World Conference on Bioethics, Medical Ethics and Health Law.

Os conselheiros também acompanharam três defesas de tese
Um dos avanços é o fortalecimento da Comissão Permanente de Apoio à Coordenação do Programa Doutoral em Bioética, no âmbito do CFM, com o intuito de auxiliar os estudantes durante as atividades acadêmicas programadas. Da agenda, também constaram encontros para finalizar os detalhes de cerimônia de entrega de certificados (não conferente de grau) e placas em homenagem aos estudantes que concluíram sua formação.
Os conselheiros ainda acompanharam três defesas de teses de doutoramento apresentadas por alunos do Programa. Apresentaram seus trabalhos, os alunos: Mário Afonso Maluf (tema: A expressão pessoal de médicos frente à bioética, qualidade de vida no trabalho e relação médico-paciente); Ivan Gregório Ivankovics (tema: O princípio bioético da beneficência aplicado ao tratamento cirúrgico da obesidade severa); e Alessandre Gomes de Lima (tema: Infecção pelo Virus da Hepatite B em Crianças e Adolescentes, em um Estado da Amazônia Brasileira: Aspectos Epidemiológicos e Bioéticos).