A representante de Pernambuco e 2ª secretária do Conselho Federal de Medicina (CFM), Helena Maria Carneiro Leão, é a mais nova membro da Academia Pernambucana de Medicina. Ela assume a cadeira de nº 40 da entidade, cujo patrono é o médico Prof. Dr. João Barros Barreto. A posse ocorreu no dia 5 de setembro, em Recife (PE).
A indicação da reumatologista é decorrente dos resultados de seu trabalho ao longo dos mais de 40 anos de profissão. A nova titular foi saudada pelo também conselheiro federal e acadêmico André Soares Dubeux, da Academia Pernambucana de Medicina, ocupante da cadeira nº 22.
A conselheira e membro da APE, em seu discurso de posse, frisou a importância histórica da luta da categoria em Pernambuco, o trabalho das entidades médicas no âmbito nacional e estadual, além da ética e do compromisso da classe médica em defesa do SUS e da assistência à população.
“Participar dessa Academia, ao lado de eminentes figuras da Medicina, é uma grande honra e uma realização profissional, além de ser uma alegria poder honrar minha família e minha história”, ressaltou.
O presidente do CFM, José Hiran Gallo, que acompanhou a posse em Recife, elogiou a conselheira como uma profissional exemplar e uma amiga comprometida. Ele destacou que ela é uma constante fonte de inspiração e um verdadeiro ativo para a medicina tanto em Pernambuco quanto no Brasil.
Helena Carneiro graduou-se pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982. É reumatologista e médica do trabalho. Possui mestrado em Perícia Forense pela Universidade Estadual de Pernambuco e especialização em Bioética pela Universidade do Porto. Foi presidente (2011-2013), vice-presidente, 2ª secretária, tesoureira e corregedora do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe). Presidiu a seção regional da Sociedade Brasileira de Bioética e compôs, no CFM, a comissão de revisão dos Códigos de Ética de 2010 e 2018. Também foi presidente da Associação Médica de Pernambuco e vice-presidente regional da Associação de Medicina Legal e Perícias Médicas. Helena faz parte da Comissão de Ética da Associação Médica Brasileira e coordena a Comissão de Humanidades Médicas do CFM.