O estudo Demografia Médica no Brasil revelou que quatro especialidades (clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia) concentram mais de 164 mil titulados, dentre as 55 especialidades reconhecidas no País, ou seja, 38% do total. Os dados são manchete de capa da nova edição do jornal da Medicina. Na avaliação do Conselho Federal de Medicina (CFM), esse retrato ajuda a entender os desafios da saúde na busca por um melhor atendimento à população.
A edição traz ainda reportagens sobre a modernização do setor de processos do CFM. Com maior número de julgadores e sessões por videoconferência, foi possível zerar a fila de julgamentos.
Também estão entre os destaques, a proibição da revalidação de diplomas obtidos no exterior por instituto de Brasília e o debate sobre a atualização da resolução de Publicidade Médica.
A publicação traz ainda um alerta aos médicos sobre os requisitos mínimos para os contratos com as operadoras de planos de saúde, após a abertura do prazo de negociação dos reajustes. Os detalhes desses e de outros assuntos estão disponíveis na edição nº 312 do jornal Medicina. Acesse aqui.