A Comissão de Integração de Médicos de Fronteira do Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou, nesta segunda-feira (24), reunião por videoconferência para discutir a programação do próximo Fórum da comissão. Coordenado pela conselheira federal pelo Acre e 3ª secretária do CFM, Dilza Ribeiro, o encontro teve como foco o planejamento temático e a indicação de possíveis palestrantes.
Durante a reunião, Dilza Ribeiro informou que já estão definidos o local e a data do próximo Fórum: São Luís (MA), nos dias 29 e 30 de abril de 2026. O evento reunirá especialistas, gestores e representantes de instituições ligadas à assistência em regiões de fronteira e a populações tradicionais.
O Fórum terá como tema geral a saúde das populações tradicionais — indígenas, quilombolas e ribeirinhas — com programação organizada em eixos. Entre os assuntos em perspectiva estão os determinantes sociais e a epidemiologia das fronteiras; a saúde de populações migrantes e refugiadas; os desafios específicos da saúde indígena em territórios remotos; e estratégias locais de enfrentamento, com ênfase em inovação e uso de telemedicina.
A próxima reunião da Comissão, destinada ao fechamento da programação do evento, deverá ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2026, quando serão consolidados os painéis e convidados.