O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai aderir a uma campanha de comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em prol do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A adesão do CFM à campanha foi acertada esta semana em reunião entre o presidente da autarquia, Hiran Gallo, e o presidente da Comissão de Saúde do CNMP, Jayme de Oliveira.
“Assim como o Ministério Público, o CFM é um órgão de defesa da sociedade e temos todo o interesse que seja aumentado o nível de vacinação da população brasileira. Contem com o nosso apoio”, afirmou o presidente do CFM, Hiran Gallo, na reunião com o representante do CNPM. Jayme Oliveira esclareceu que a campanha busca promover a adesão da população ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), mostrando a segurança e a eficácia das vacinas. “Hoje a cobertura vacinal da poliomielite, por exemplo, está em 69%. Pelo bem de todos, é importante é este e outros índices de cobertura subam”, defendeu.
Pacto – Com o slogan “Cada família tem o seu cuidado. A Vacina cuida de todos”, a campanha será realizada por meio das redes sociais do CNMP e das entidades parceiras. Ao longo dos próximos meses, serão divulgados conteúdos informativos, cards, vídeos e jingle elaborados para promover a reflexão e fomentar a imunização.
O objetivo é que os temas sejam trabalhados de acordo com a abordagem feita pelo Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, lançado no dia 30 de novembro do ano passado pelo Ministério Público. Desde o lançamento, já aderiram ao Pacto o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Fiocruz.
“O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal não é uma campanha de vacinação, mas um projeto de consciência vacinal. Nós observamos que os índices de cobertura vacinal no Brasil caíram muito, então nós começamos a trabalhar essa questão em todo o Brasil. O objetivo primordial desse Pacto é elevar os índices de vacinação no país”, explicou Jayme de Oliveira.
Saiba mais sobre o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal aqui.