


O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), às 8h, a visita institucional de integrantes do Centro Acadêmico de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (CAMESCS) do Distrito Federal. O grupo foi composto por estudantes do curso de medicina e representantes da diretoria do centro acadêmico.
A recepção contou com a presença do presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, e da 2ª vice-presidente da autarquia, Rosylane Nascimento das Mercês Rocha. Durante o encontro, os estudantes conheceram o funcionamento do Conselho, suas atribuições legais e o papel da instituição na defesa da ética médica, da autonomia profissional e da boa prática da medicina no país.
Em sua fala, o presidente destacou a importância do engajamento estudantil e da valorização da profissão médica desde a formação acadêmica. “Vocês são o futuro da medicina. Precisam compreender o papel do Conselho e defender a nossa profissão com base na ética, na técnica e na responsabilidade com a sociedade”, afirmou Gallo.
A conselheira Rosylane complementou: “O médico carrega na profissão uma autoridade moral. E isso precisa transparecer também na imagem, com um jaleco bem limpo, com o nosso nome bordado e tem que estar escrito ‘médico’. O paciente precisa saber que está diante de um médico quando vai ser atendido. É simbólico”.
O encontro teve pautas de interesse dos jovens, incluindo Exame de Proficiência, piso salarial, abertura descontrolada de escolas médicas e a importância de um ensino médico fortalecido, resguardando o ato médico e o acesso a um atendimento de qualidade e seguro para a população brasileira.
“Nos preocupamos muito com a formação médica e não temos medo do exame de proficiência. Ao contrário, temo pelo atendimento que minha mãe vai receber se precisar de ir a um pronto-socorro, por exemplo. Qual a qualidade da formação do médico que vai atendê-la? O CFM pode contar com a gente para ampliar a discussão de temas importantes entre os estudantes de medicina”, destacou Marcos Eduardo Vieira de Paula, presidente do Centro Acadêmico.
Estavam presentes, também, os seguintes membros do Centro Acadêmico: Murilo Sales Montenegro Matos, vice-presidente do Centro Acadêmico; Mariana Moreira da Conceição, tesoureira; Ana Beatriz de Abreu Santos, secretária do Centro Acadêmico; e Isabella Rocha Navatta, secretária do Centro Acadêmico.
A visita reforça o compromisso do CFM com o diálogo permanente com os futuros médicos e com o fortalecimento institucional da medicina brasileira.