As principais dúvidas dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) sobre as Eleições 2023 dos CRMs foram esclarecidas nesta segunda e terça-feira (12 e 13), em Brasília, no Treinamento Eleições CRMs 2023, que reuniu mais de cem representantes de todos os CRMs. Na abertura do evento, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, reafirmou o seu empenho para que o maior número de médicos participem do processo eleitoral.
“Tudo está sendo realizado para garantir a maior participação dos médicos nas eleições, mas sem abrir mão da segurança e da confiabilidade. Com o engajamento de todos, vamos realizar uma votação econômica, cômoda, acessível e rápida”, afirmou.
Pela primeira vez, a votação será totalmente online, o que permitirá que o médico vote de casa, do consultório ou hospital, estando no Brasil ou no exterior. Para votar, o médico deverá acessar o endereço eleicoescrms.org.br, do desktop, laptop ou celular e seguir as instruções do sistema. A apuração será realizada logo após o término da votação, na noite do dia 15 de agosto.
Explicações – No primeiro dia do treinamento, a coordenação de informática deu explicações gerais sobre a votação; advogados do CFM tiraram dúvidas sobre alguns pontos da Resolução CFM nº 2.315/22, que regulamenta as eleições CRMs 2023 e explicaram as decisões mais recentes da Comissão Nacional Eleitoral (CNE); e a coordenação de imprensa mostrou a campanha de divulgação sobre as eleições.
O segundo dia foi voltado a atividades mais práticas, com técnicos da empresa contratada pelo CFM explicando detalhes técnicos, como o processo de inscrição das chapas e de votação. Já tendo operacionalizado eleições online na OAB, Cofen, Cofea entre outros conselhos de class, a empresa tem experiência neste tipo de operação e os técnicos presentes ao evento afirmaram que a empresa está empenhada para que tudo ocorra como o planejando.
Durante o treinamento, foram feitas demonstrações práticas de como votar e dadas explicações sobre a segurança do processo. Além da transparência, que permitirá o acompanhamento dos representantes das chapas, os dados são todos criptografados e as eleições estão sendo acompanhadas por uma empresa de auditoria contratada pelo CFM. O evento foi muito elogiado pelos participantes, que pontuaram a qualidade das palestras e a preocupação com a segurança do processo eleitoral.
Além da Resolução CFM nº 2.315/22, as eleições CRMs 2023 estão regulamentadas pelas portarias do CFM nº 84 (clique aqui) e 101 (clique aqui), de 2023.