O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu nesta quarta-feira (24) o I Webinar da Comissão de Integração do Médico Jovem, com foco nos desafios enfrentados pelos profissionais recém-formados. O encontro reuniu conselheiros e especialistas para debater saúde mental, organização pessoal, dependência química, administração do tempo e perspectivas no mercado de trabalho.
Na abertura, ao lado do coordenador da comissão, Bruno Leandro de Souza, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, ressaltou a importância da aprovação do projeto de lei no Congresso Nacional que cria o Exame Nacional de Proficiência Médica e falou da residência médica como pilar também para garantir a qualidade da formação e a segurança da população. “Estamos numa guerra pelo exame de proficiência. Não podemos ter dois tipos de medicina no Brasil, uma para ricos e outra para pobres. Precisamos assegurar que todos os cidadãos tenham acesso a uma medicina de qualidade”, afirmou.
O psiquiatra Ruy Palhano destacou os riscos do burnout e da dependência química entre jovens médicos, enfatizando que fatores como excesso de trabalho, múltiplos vínculos e falta de tempo para lazer aumentam a vulnerabilidade da categoria. Segundo ele, 70% dos médicos jovens reportam níveis alarmantes de esgotamento emocional, 45% já cogitaram abandonar a profissão nos últimos dois anos e 30% recorrem a uso de substâncias como álcool, hipnóticos e estimulantes. “São dados dos Ministério da Saúde. Estamos vivendo num mundo muito complicado, controverso e desafiador. As profissões todas, sem distinção nenhuma, estão trabalhando na navalha – como se diz – e a medicina não foge à regra. Realmente estamos diante de um desafio muito grande”, sublinhou.
A endocrinologista Milena Gurgel Bezerra, criadora da mentoria “Você é 1% melhor”, apresentou ferramentas práticas de gestão do tempo e organização pessoal, como o método “Ser, Ter, Fazer”, um sistema prático de organização, e a “regra dos 2 minutos” (não deixar para depois algo que pode ser feito rapidamente), que ajudam a reduzir estresse e aumentar a produtividade. “Ao reduzir o tempo gasto procurando coisas e tomando decisões repetidas, você economiza tempo. Ao evitar comprar desnecessárias e melhorar o controle financeiro, você economiza dinheiro. Ao diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de controle sobre a vida, você reduz o estresse”, resumiu.
Já o residente em Clínica Médica Caio Holanda compartilhou a visão dos recém-formados sobre as oportunidades e os desafios do mercado de trabalho, reforçando a necessidade de apoio institucional e políticas que valorizem o início da trajetória médica. “Com esse webinar, o CFM reafirma seu compromisso de estar próximo aos médicos em início de carreira, oferecendo suporte, orientação e diálogo para garantir o exercício profissional ético, qualificado e saudável”, destacou Bruno Leandro de Souza.