Advogados dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) participaram nos dias 15 e 16 de maio, na sede do CFM, em Brasília, do I Encontro dos Advogados dos Conselhos de Medicina. No evento, os profissionais debateram questões jurídicas recorrentes ao sistema de conselhos, como a defesa do ato médico e a fiscalização em estabelecimentos de saúde, e participaram de um curso de desenvolvimento pessoal.
Presente na cerimônia de abertura, o presidente José Hiran Gallo parabenizou o coordenador jurídico do CFM, José Alejandro Bullón, agradeceu aos membros e palestrantes do evento e destacou a importância da estrutura jurídica e da atuação dos advogados para o bom andamento do sistema. “Os Conselhos têm que estar ao lado da lei. Vocês são peças fundamentais em orientar os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina a seguir a lei, destacou”.
Segundo o coordenador jurídico do CFM, José Alejandro Bullón, o encontro foi idealizado para contemplar questões e necessidades apontadas pelos próprios advogados dos conselhos. “Eu sei da luta diária de cada um de vocês aqui. Sei as dificuldades que vocês têm em negociações, com a pressão de prazos, teses jurídicas, vontade dos dirigentes. Isso tudo vocês fazem pelo sistema. Por isso esse encontro é tão importante: para trocarmos ideias e aprendermos uns com os outros”, afirmou.
Dando sequência às atividades, o primeiro dia do evento foi marcado pela realização do curso “Moldando comportamentos”, ministrado pelo consultor master da Criativa Humana, Paulo Roberto Francisco da Cunha. Com o objetivo de proporcionar autoconhecimento pessoal e profissional aos assessores jurídicos dos conselhos, o curso tratou de temas como formação da personalidade, autoconsciência e autogestão.
Durante o encontro, também foi anunciada a elaboração de uma coletânea escrita por advogados que integram as assessorias jurídicas dos Conselhos, e houve o convite para a produção de textos a comporem a publicação. “Nós, a partir de hoje, estamos convocando as senhoras e os senhores para a elaboração de artigos científicos com temas referentes aos interesses do sistema Conselhos de Medicina. Cada um aqui tem um conhecimento específico. Cada um é único em sua história e conhecimento”, concluiu Alejandro.