Atento à atuação legislativa do Congresso Nacional em temas que passam por saúde pública, condições de trabalho médico e qualidade do atendimento à população, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, participou nessa quarta-feira (14) do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Saúde.
A Frente, que teve o apoio de mais de 200 parlamentares, será presidida pelo deputado federal Zacharias Calil (União-GO) e terá como objetivo principal aglutinar todos os atores que compõem a área pública e privada para garantir o direito constitucional da população ao acesso à saúde de qualidade.
O lançamento, realizado em Brasília (DF), contou ainda com participação de representantes do governo federal, entidades da sociedade civil e deputados e senadores de diferentes partidos. Em seu discurso, Gallo lembrou que o País conta hoje com mais de 560 mil médicos registrados e ressaltou a importância da criação da nova Frente por ser mais um espaço de interlocução da categoria médica no campo político.
“São vocês – deputados e senadores – que defendem no Legislativo do País propostas que visam o aperfeiçoa mento da assistência, o respeito às prerrogativas médicas e a ética no exercício de nossa profissão”, afirmou. Segundo ele, os congressistas são responsáveis por tomar decisões importantes que, de fato, afetam a população brasileira lá na ponta.
“Toda vez que tenho na minha agenda uma pauta com vocês, parlamentares, que trata de saúde pública, fico extremamente satisfeito. Quanto mais discutimos saúde, quanto mais articulamos e envolvemos as pessoas no debate, melhor é para todos”, comentou.
Também estiveram presentes ao lançamento, os conselheiros: Emmanuel Cavalcanti (3º vice-presidente); Carlos Magno Dalapicola (vice-Tesoureiro); Maria Teresa Renó Gonçalves (coordenadora da Câmara Técnica de Oftalmologia); Cleiton Bach (coordenador da Câmara Técnica de Medicina do Tráfego) e Nazareno Barreto (representante dos médicos de Roraima no CFM).