O Conselho Federal de Medicina (CFM) marcou presença na 2ª Jornada de Saúde Digital, realizada nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, no InRad – Hospital das Clínicas de São Paulo. Com o tema “Inteligência Artificial e Interoperabilidade no Cuidado Centrado na Pessoa”, o evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), em parceria com o InovaHC.
Representando o CFM, o 3º vice-presidente da autarquia e coordenador da Comissão de Inteligência Artificial na Medicina, Jeancarlo Fernandes Cavalcante, participou como palestrante no painel “Regulação da IA na Saúde Digital”, realizado no dia 9, das 16h30 às 17h30. Em sua intervenção, ele destacou a importância do debate regulatório diante dos avanços tecnológicos que impactam diretamente a prática médica.
“Não há tema mais relevante hoje no mundo da inovação e tecnologia, como também na medicina, do que inteligência artificial. E nesse contexto, a regulação da inteligência artificial para utilização na medicina é um ponto fundamental. São múltiplos desafios, mas o maior deles é regular a IA sem comprometer o desenvolvimento das startups e da inovação na saúde”, afirmou Jeancarlo Cavalcante.
Segundo o representante do CFM, a participação da autarquia em fóruns como esse reforça o compromisso institucional de aproximar a medicina dos debates tecnológicos, contribuindo para a construção de marcos regulatórios que garantam segurança aos pacientes e autonomia aos profissionais.
A programação da 2ª Jornada de Saúde Digital conta com mesas-redondas, conferências e painéis interdisciplinares sobre temas centrais para os sistemas de saúde, como modelos regulatórios de IA, segurança e governança de dados, integração entre plataformas digitais e sustentabilidade dos sistemas de saúde.