O Conselho Federal de Medicina (CFM) inicia nesta segunda-feira (08) uma pesquisa sobre o uso da inteligência artificial (IA) na prática médica. A iniciativa visa compreender como a IA está sendo incorporada no dia a dia dos profissionais médicos e os impactos dessa tecnologia na sua relação com os pacientes.
A IA é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que, tradicionalmente, requerem a inteligência humana. Na medicina, a IA pode auxiliar em diagnósticos, prever desfechos clínicos, personalizar tratamentos e otimizar processos administrativos, entre outras aplicações.
O CFM assegura que todas as informações fornecidas serão tratadas com o mais absoluto sigilo e anonimato. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins analíticos, e nenhuma informação pessoal ou identificável será divulgada.
O levantamento dessa percepção dos médicos sobre IA continuará pelos próximos dias. Poderão participar todos os médicos que fizerem parte da amostra selecionada e receberem e-mail com o link para a votação.
A participação do médico brasileiro é importante para o avanço da medicina e para a integração segura e eficaz da inteligência artificial com a prática médica.
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seguinte e-mail: pesquisas@portalmedico.org.br.