O Conselho Federal de Medicina (CFM) aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos de uso exclusivo da Administração Pública Federal.
“O SEI agrega maior eficiência e agilidade ao trabalho administrativo e está em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, o que é fundamental para o CFM, que prima pela transparência e governança em sua atuação”, afirma a secretária-geral do CFM, Dilza Ribeiro.
O sistema, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), permite a produção, edição, assinatura e trâmite on-line de documentos, além do acesso simultâneo por diferentes usuários. Outra vantagem é a economia, pois não será necessária a impressão nem a postagem de documentos, como é feito até o momento.
“Segurança, eficiência, transparência e economicidade são os fatores basilares do SEI que levaram o CFM a aderir a esse sistema”, destaca Dilza.
O sistema está em fase de implantação e parametrização. A expectativa é que entre em funcionamento no CFM no mês de abril, quando médicos e demais cidadãos terão acesso rápido às demandas que protocolaram na autarquia, consultando as instâncias administrativas.
A intenção é que os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) também adotem o SEI. “O SEI vem para servir a todos e conectar os CRMs do ponto de vista tecnológico, completando o projeto de
modernização em implementação pelo CFM”, pontua o diretor de Informática da autarquia, Hideraldo Cabeça.
Fazem parte desse projeto ferramentas como a plataforma da prescrição eletrônica, a disponibilização do certificado digital gratuito e a implantação definitiva do e-PEP.