
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) assinaram, nesta segunda-feira (26) em Brasília, um acordo de cooperação técnica que estabelece uma parceria entre as instituições para aprimorar a regulamentação profissional no país. O documento, assinado pelo presidente do CFM, José Hiran Gallo, e pelo presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti, abrange temas estratégicos, como: fiscalização do exercício profissional, exame de proficiência, judicialização da saúde.
“Reunimos aqui os maiores conselhos de classe do Brasil, que são a OAB e o CFM. Tenho a alegria de firmar este acordo, pois, tenho certeza que será uma experiência muito proveitosa para ambas as profissões”, destacou Alberto Simonetti, afirmando que a OAB apoia o CFM na implementação de um exame nacional para médicos, baseado na experiência do Exame de Ordem dos Advogados.
“Este acordo representa um marco na colaboração entre nossas instituições para fortalecer a regulamentação profissional no Brasil”, afirmou o presidente do CFM, pontuando sob aplausos que a aprovação do exame de proficiência em medicina é a prioridade máxima do CFM.
Com vigência de três anos prorrogáveis, o acordo prevê a criação de grupos de trabalho especializados para tratar de temas específicos e representa uma iniciativa inédita de colaboração entre conselhos profissionais no Brasil.