
Cooperação: com acordo, ficam fortalecidas as ações de controle
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), do Ministério da Saúde, assinaram em junho um acordo de cooperação técnica para compartilhamento de dados que permitam o aprimoramento da atuação das duas instituições.
Entre as ações previstas está o envio das informações de fiscalização obtidas pelos Conselhos Regionais de Medicina acerca dos estabelecimentos de saúde conveniados ao Sistema Único de Saúde.
“Esse acordo formaliza um compromisso que visa à melhora da saúde da população e da atuação do médico na ponta”, disse o presidente do CFM, Mauro Ribeiro. Para o 1º secretário do Conselho, Hideraldo Cabeça, que acompanhou a solenidade, juntas, as instituições avançam na melhora de seus processos.
Durante o encontro em Brasília, o diretor do Denasus, Cláudio de Azevedo Costa, afirmou que a parceria representa o fortalecimento do trabalho conjunto, que poderá promover, por exemplo, fiscalizações conjuntas. O acordo de cooperação técnica tem prazo inicial de um ano, podendo ser prorrogado.