
O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu, nesta terça-feira (9), representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para discutir proposta legislativa que regulamenta o exercício da psicoterapia no Brasil. O encontro aconteceu de forma presencial, na sede do CFM, em Brasília.
A audiência foi conduzida pelo 1º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti, e contou com a presença do 2º tesoureiro da autarquia, Carlos Magno Pretti Dalapicola. Pelo CFP, estiveram presentes a presidente da entidade, Alessandra Santos de Almeida, e o conselheiro diretor-secretário, Rodrigo Acioli, além de outros assessores.
A iniciativa busca estabelecer critérios de formação, atribuições e deveres dos profissionais autorizados a exercer a psicoterapia, como médicos psiquiatras e psicólogos. Durante o encontro, o CFM apresentou uma minuta com sugestão de texto para o projeto de lei em elaboração. O objetivo é assegurar qualidade, segurança e ética na oferta dos serviços, além de coibir práticas inadequadas.