O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, se reuniu nesta segunda-feira (28) com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Ele estava acompanhado da 2ª vice-presidente do CFM, Rosylane Rocha, do ex-presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) Fernando Genschow e de assessores.
Na ocasião, Gallo convidou Alckmin para solenidades que serão promovidas pelo CFM em Brasília, incluindo a cerimônia de inauguração da nova sede do Conselho, que ocorrerá em 27 de setembro. O presidente do CFM também entregou ao vice-presidente o convite para que ele participe do X Congresso Brasileiro de Direito Médico do CFM. Na semana passada, Gallo já havia se reunido com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes para tratar do assunto.
O evento será realizado em 29 de novembro, na nova sede do Conselho, na 616 Sul, e contará com a presença de autoridades públicas e de representantes de entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É um acontecimento muito importante que trará temas como o futuro da regulamentação da Inteligência Artificial e seus impactos na medicina e as repercussões da nova Reforma Tributária para os serviços de saúde”, explicou Gallo.
Ele ainda convidou o vice-presidente para participar da mesa de abertura do 16° Congresso Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde, que também será realizado em Brasília, em julho de 2024. O evento será realizado pelo CFM e pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no Brasil, desta vez. A mesa de abertura do Congresso contará com a participação de autoridades, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o mundo.
“O congresso, que já foi realizado em vários países, é um evento de grande relevância para o debate de temas relacionados à bioética, ética médica e direito da saúde, e, em 2024, o CFM assumirá parte da sua organização e sediará o encontro no Brasil. Acreditamos que a participação de Vossa Excelência seria uma oportunidade para contribuir para o avanço do debate sobre esses temas”, disse Gallo.