
Neste Dia da Mulher Médica, 03 de fevereiro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) presta homenagem a todas as médicas brasileiras que, com competência, sensibilidade e dedicação, constroem diariamente a história da medicina. Elas já totalizam 376.494 registros profissionais nos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil.
“O CFM reconhece não apenas a competência técnica dessas profissionais, mas também sua contribuição ética, humana e social para o cuidado em saúde. Valorizar a mulher médica é fortalecer a medicina e reafirmar nosso compromisso com uma profissão justa e respeitosa”, José Hiran da Silva Gallo, presidente do CFM.
Ao longo das últimas décadas, a presença feminina na medicina cresceu de forma consistente, hoje elas já representam mais de 50% da população médica brasileira. Ainda assim, os desafios permanecem.
Celebrar o Dia da Mulher Médica é, também, criar espaços de escuta, reflexão e fortalecimento. Nesse sentido, o CFM realizará em março o II Fórum da Mulher Médica, com o compromisso de reconhecer trajetórias, discutir desafios e construir caminhos para que as médicas tenham cada vez mais voz, reconhecimento e condições equânimes de atuação na medicina brasileira.
O CFM reafirma seu compromisso com a valorização da mulher médica, com a construção de um ambiente profissional justo e respeitoso. Reconhecer a trajetória das médicas é também fortalecer a medicina brasileira e o cuidado oferecido à população.