




O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou, nesta quinta-feira (23), na sede da autarquia, reunião da Comissão de Ensino Médico para discutir temas estratégicos relacionados à formação dos futuros médicos no Brasil. Os trabalhos foram coordenados pelo conselheiro federal Alcindo Cerci Neto e contaram com a participação de conselheiros, representantes de entidades médicas e estudantes, além de convidados.
Estiveram presentes os conselheiros federais Yáscara Pinto, Raphael Câmara, Domingos Sávio Matos Dantas, Alceu Peixoto Pimentel, Antônio Henriques Neto, Diogo Sampaio, Eduardo Jorge Lima e Krikor Boyaciyan. Também participaram o presidente da AEMED-BR, Gabriel Okida; a representante da IFMSA Brazil, Yara Santos; e o presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Lucas Faidiga.
Entre os principais pontos de pauta, a Comissão deu andamento à revisão de documentos que serão encaminhados à plenária do CFM, com potencial de subsidiar futuras resoluções da autarquia. O grupo também avançou na organização do II Fórum CFM e Escolas Médicas, previsto para maio, na sede do Conselho.
Inscreva-se aqui!
https://portal.cfm.org.br/eventos/ii-forum-cfm-e-escolas-medicas
Com o tema central “Que Médico Estamos Formando? Ética, Identidade e Cuidado como Fundamentos da Graduação Médica”, o evento reunirá especialistas, gestores, docentes e representantes da área para debater os desafios da formação médica no país. A proposta é fortalecer a integração entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e as normativas éticas e técnicas da profissão, além de abordar temas da atualidade, como telemedicina, inteligência artificial, saúde mental do estudante e violência contra o médico.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância de reforçar, ainda na graduação, a compreensão sobre a responsabilidade inerente ao ato médico. O debate abordou a necessidade de clareza quanto ao papel do médico em contextos multiprofissionais, ressaltando que, embora o trabalho em equipe seja essencial, a responsabilidade ética e legal pelos atos médicos permanece individual.
A Comissão também sinalizou a realização do próximo Fórum da Comissão de Ensino Médico, quando deverão ser aprofundados outros temas relevantes, como o Exame de Proficiência em Medicina e o Enamed.