O Conselho Federal de Medicina (CFM) assinou, neste mês de fevereiro, um Termo de Cooperação com Ordem dos Médicos de Portugal a fim de fortalecer o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os dois países. Em Portugal, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, reforçou a importância da formação de qualidade profissionais da saúde, pontuando o trabalho de excelência realizado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) no Brasil.
Parceria acadêmica – Dando continuidade à colaboração entre o CFM e a Universidade do Porto, Hiran Gallo se reuniu com o reitor da instituição para alinhar detalhes sobre a solenidade de entrega dos certificados do Programa Doutoral em Bioética, que ocorrerá em 27 de maio de 2025. O evento é um marco na formação de especialistas brasileiros e portugueses na área da bioética.
Além disso, foram realizadas reuniões com o diretor do Programa Doutoral em Bioética, Rui Nunes, para discutir a seleção da 15ª turma, a definição dos módulos de aula das 14ª e 15ª turmas, e os preparativos para a cerimônia de entrega de certificados e placas aos estudantes.
A realização do VI Encontro Luso-Brasileiro de Bioética do CFM também foi ponto de pauta.
Atuação acadêmica e avaliação de teses
Ainda no contexto acadêmico, o presidente do CFM participou como jurado nas bancas de defesa de tese de dois estudantes. Drauzio Oppenheimer defendeu a tese intitulada “A busca pelo princípio de justiça para casais inférteis: caracterização da população brasileira e discussão bioética”. Já Raphael Ovídeo apresentou sua pesquisa “Da Ética Empresarial à Bioética: A Importância das Questões Morais para o Equilíbrio na Relação entre Médicos, Pacientes e Operadoras de Planos de Saúde na Saúde Suplementar Brasileira”.
Ambas as teses trouxeram reflexões relevantes sobre a interface entre bioética e questões sociais e de saúde.
A agenda reforça o compromisso do CFM com a excelência na formação médica e a bioética, além de estreitar laços com instituições internacionais para avançar no desenvolvimento acadêmico e profissional da medicina.