A resistência antimicrobiana (RAM) e, consequentemente, o aumento no número de sepses, tem aumentado anualmente em todo o mundo de forma consistente. Diante dessa realidade, o Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) lançou este ano a campanha “Não tome de forma errada”, que busca conscientizar as pessoas para não tomarem antibióticos desnecessariamente. O Conselho Federal de Medicina (CFM) apoia essa iniciativa.
Quer saber mais sobre a campanha? Acesse AQUI
De acordo com o ILAS, a sepse, que é uma reação exacerbada do organismo frente a uma infecção, é uma das causas de morte mais frequentes no mundo. Em 2020, foram 48,9 milhões de casos e 11 milhões de mortes relacionadas à sepse, representando 20% de todas as mortes globais.
Este número está diretamente relacionado à resistência antimicrobiana. Quanto maior for a RAM, mais as medicações disponíveis para tratar os pacientes com sepse serão limitadas e mais graves serão as reações. O único caminho para evitar a resistência é o uso consciente de antibióticos.
Por isso, a campanha incentiva que as pessoas utilizem antibióticos de forma responsável, terminando o tratamento de forma completa e nunca compartilhando o medicamento com outras pessoas.