No mês de agosto, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) realiza a campanha Agosto Azul e Vermelho, em prol da detecção precoce dos aneurismas. Além de incentivar a iluminação dos prédios públicos nas cores azul e vermelho, a campanha, que tem o apoio do CFM, também consiste na sensibilização nas redes sociais sobre a necessidade do tratamento dos aneurismas e no lançamento de uma cartilha sobre o assunto (acesse aqui).
A cartilha explica o que um aneurisma, os diferentes tipos da doença (periférica, abdominal e aorta torácica) e as medidas de prevenção, como alimentação saudável e atividade física. “O diagnóstico de uma doença vascular é feito ouvindo as queixas dos pacientes, fazendo um exame físico detalhado e pedindo exames complementares necessários. É importante lembrar que algumas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina também é fundamental para o cuidado com a saúde vascular”, afirmou o presidente da SBACV, Julio Peclat.
Tratamento – Segundo Mateus Borges, diretor de Publicações da Sociedade, após o diagnóstico o médico especialista encaminhará o paciente para iniciar a série de cuidados necessários para evitar o agravamento do quadro. “Os tipos de tratamento são diversos, dependendo de cada caso, e podem ser feitos com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos, além de mudanças simples nos hábitos de vida. Em alguns casos, é aconselhável uma equipe médica multidisciplinar, que, além do angiologista ou cirurgião vascular, pode envolver um cardiologista, neurologista, endocrinologista, clínico geral, obstetra, entre outros”, explicou.