Os médicos brasileiros têm, em 2024, a importante missão de eleger os conselheiros federais que vão compor o plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) para os próximos cinco anos. As eleições serão online e estão marcadas para os dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 20h. Os preparativos já começaram, entre os quais o lançamento do site eleicoescfm.org.br, onde estão todas as informações sobre o pleito e será a plataforma usada para a votação.
SAIBA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2024 DO CFM AQUI
Cada estado e o Distrito Federal elegerão dois conselheiros federais (um titular e um suplente), totalizando 54 conselheiros. Além deles, se juntarão ao grupo dois nomes indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB). Poderão votar todos os médicos que estejam com o cadastro atualizado e não tenham débitos ou pendências administrativas com o seu Conselho Regional de Medicina (CRM), com exceção daqueles que atuem exclusivamente no serviço militar.
Para saber se tem pendências, o médico deve acessar o endereço eleicoescfm.org.br e clicar no botão do seu CRM. Nele, após colocar o número do seu CRM e CPF, saberá se tem restrições administrativas que o impeçam de votar. Neste site, também constam informações sobre a composição das chapas, o calendário e as normas que regem a eleição, número de telefones e endereço de e-mail onde o médico poderá tirar dúvidas, entre outras informações.
Prazos – A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) já foi designada pelo CFM e os plenários dos CRMs designarão os nomes que comporão as Comissões Regionais Eleitorais (CREs). Já as chapas poderão se registrar das 8h, em 3 de junho, até às 18h, em 10 de junho, por meio do sistema SEI-CFM.
Uma novidade deste ano é que o registro das chapas e toda a tramitação de documentos relacionados ao pleito será conduzida com a ajuda do Sistema Eletrônico de Informação. O SEI foi implantado no CFM, em 2022, e já está em uso por todos os CRMs. Para diminuir a ocorrências de problemas no uso da ferramenta, o CFM promoveu no dia 22 de abril um treinamento com servidores dos CRMs, que tiraram suas dúvidas sobre o pleito e sobre o uso do SEI. A utilização da ferramenta vai garantir mais transparência e segurança para o processo eleitoral
O colégio eleitoral será gerado no dia 30 de julho. Na eleição para os CRMs, em 2023, mais de 417 mil médicos votaram, o que corresponde a 77,6% do total de médicos inscritos nos Conselhos de Medicina naquele momento. Esse índice de participação foi bem maior do que o percentual de 53% registrado na eleição de 2018.