O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) vai promover no dia 24 de novembro a tradicional campanha 24h pelo Diabetes, ação de alerta sobre a sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética, doença que afeta milhões de pessoas, podendo causar cegueira se não forem tomados os cuidados necessários.
Para saber mais, acesse www.24hpelodiabetes.com.br
Este ano, a campanha será centrada em ações online, com a realização de palestras, debates, entrevistas e reportagens. A maratona virtual oferecerá conteúdo de qualidade para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento.
Canal oficial – Todas as atividades da maratona serão transmitidas no canal oficial do CBO no YouTube ao longo do dia 24 de novembro. Além disso, durante o mês, oftalmologistas de várias partes do Brasil organizarão mutirões de atendimento para pessoas que vivem com esse problema. Nessas ocasiões, os interessados serão atendidos com exames específicos voltados principalmente para o diagnóstico precoce da retinopatia diabética.
Toda a programação foi construída com o intuito de fornecer informações seguras e de qualidade ao público, com mensagens claras e objetivas, podendo representar também um suporte para a criação de novos hábitos de autocuidado que minimizam os efeitos da condição, como dicas culinárias e orientações relacionadas a práticas esportivas.
Pergunte ao Doutor – Para esclarecer diversas dúvidas recorrentes na rotina de milhares de pessoas, um dos destaques é o quadro “Pergunte ao Doutor”. Por se tratar de uma doença multifatorial, várias fontes médicas foram selecionadas para responder a inúmeras questões sobre diabetes e suas consequências.
“Queremos proporcionar ao público uma verdadeira imersão em saúde e autocuidado. Para isso, contaremos com uma abordagem multidisciplinar, facilitando a compreensão da diabetes como uma condição que requer a incorporação de novos hábitos em diversos setores da vida do paciente, bem como a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo”, explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.
O site do “24h pelo Diabetes” – edição 2023 – será atualizado ao longo do mês de novembro com diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos educativos, podcasts e depoimentos de celebridades em apoio à campanha. No menu “Edições Anteriores”, também é possível acessar o trabalho desenvolvido nas campanhas dos anos de 2020, 2021 e 2022.
Com informações do CBO.