A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) se reuniu no último dia 17 para analisar o cenário político e definir estratégias de atuação para 2024. O encontro, que contou com a participação do presidente do CFM, José Hiran Gallo, teve a participação de mais sete conselheiros, entre os quais o novo coordenador da CAP, Alceu Pimentel.
“Quem atua no Congresso Nacional sabe que o trabalho é constante. O cenário muda a todo momento e precisamos estar preparados para, a qualquer dia ou hora, participarmos de audiências ou nos reunirmos com deputados e senadores em defesa das pautas da medicina. Por isso, é tão importante uma reunião como esta, para que possamos alinhar nossas ações”, afirmou o presidente do CFM.
Diante desse desafio, os integrantes da CAP analisaram a situação atual, elencaram as proposições que precisarão de uma atuação mais urgente, como a reforma tributária, e os projeto de lei que serão acompanhados mais de perto a partir do próximo ano. Dentre eles, está o que regulamenta a avaliação nacional dos egressos dos estudantes de medicina.
“A expectativa é que após o Carnaval, quando o Congresso Nacional voltará a trabalhar a todo vapor, a CAP participe ativamente das negociações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal na defesa da pauta médica”, adiantou Alceu Pimentel. De acordo com os participantes, os resultados alcançados e as iniciativas definidas serão divulgadas para a população médica por meio dos canais de comunicação oficiais do CFM.