
A Câmara Técnica de Neonatologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniu-se, por videoconferência, nesta terça-feira (14), sob coordenação do conselheiro federal Eduardo Jorge da Fonsêca Lima, para tratar de pautas técnicas e organizacionais da especialidade dentro das atribuições da autarquia.
Durante o encontro, foi feito o acompanhamento de pautas anteriores, a elaboração de resposta técnica a consulta externa sobre a especialidade, a verificação de pareceres relacionados à Neonatologia. Também foi discutida a realização de um evento presencial no início de 2026.
A proposta é que o evento traga pensamentos da bioética médica para a neonatologia em assuntos que transitam dos mais práticos aos mais polêmicos, além de traçar o perfil da subespecialidade no Brasil, com debate sobre os desafios de formação e acesso à residência médica.
Participaram da reunião o conselheiro federal Bruno Souza e demais membros da Câmara Técnica: Cristiana Furtado, Euda Aranda e Fábio Guerra.
A Câmara Técnica de Neonatologia integra o conjunto de grupos assessores do CFM dedicados à análise técnica que embasa o debate da Plenária do CFM, sempre com foco na ética, na qualificação da assistência e na defesa das melhores práticas médicas.