A incidência do câncer colorretal no Brasil e a importância do diagnóstico precoce será um dos temas a ser debatido no I Fórum da Câmara Técnica de Endoscopia Digestiva do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ser realizado no próximo ano. O assunto foi debatido nessa quarta-feira (26) em reunião da Câmara Técnica.
“O diagnóstico precoce salva vidas e nós, endoscopistas digestivos, estamos ao lado da população na luta por um maior acesso aos exames que fazem esse rastreamento. Por isso é tão importante que o nosso primeiro Fórum aborde este problema”, afirmou o coordenador da comissão, conselheiro federal Nailton Lyra.
Outro assunto debatido na reunião foi o resgate do nome da especialidade para Endoscopia Digestiva. Foram debatidas estratégias e definida uma visita do presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (Sobed), Eduardo Moura, ao presidente do CFM, Hiran Gallo, para tratar do tema. “É importante que estejamos juntos nesta reivindicação”, afirmou Eduardo Moura.
Além do presidente da Sobed e do coordenador da Câmara Técnica, também participaram da reunião os endoscopistas digetivos Jairo Alves, Thiago Alonso Domingues, Daniela Milhomem Cardoso, Paulo Bittencourt e Ricardo Dib.