A 15ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Direito da Saúde aconteceu entre os dias 16 e 19 de outubro, no Porto, organizada pela Cátedra Internacional de Bioética. O evento contou com mais de 70 tópicos e subtópicos, suscitou debates sobre temas como: vantagens e desvantagens éticas, sociais e legais do uso de plataformas digitais e dilemas éticos relacionados à reprodução assistida.
Vários médicos e pesquisadores brasileiros participaram do encontro, inclusive com a apresentação de trabalhos, na forma de posters e exposições orais. A 15ª edição desse evento recebeu ainda o apoio da Associação Médica Mundial (WMA) e da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), entre outras entidades.
O encontro foi presidido por Rui Nunes, professor da faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), juntamente com Amnon Carmi (responsável e fundador da International Chair in Bioethics – ICB). Guilhermina Rego, professora da FMUP, será “Chair” da comissão organizadora nacional, que incluiu vários especialistas dessa faculdade.
O presidente do CFM, José Hiran Gallo, elogiou a organização do evento realizado. “O Conselho Federal de Medicina responde por um dos maiores programas de doutoramento em bioética do mundo. Acompanhar a participação de nossos alunos nos mostrou o acerto desse investimento que tem fortalecido o exercício da assistência em saúde no nosso País. Agradecemos à 15ª conferência pela oportunidade de estimular um rico intercâmbio de práticas e ideias”, disse.
A expectativa dos organizadores da edição portuguesa é realizar um evento de relevância em Brasília. De acordo com o professor Rui Nunes, essa será uma oportunidade de expandir o debate promovido pela cátedra para outros continentes. “É a primeira vez que esse evento acontece na América, abrindo possibilidades de interlocução com pesquisado -res de vários países”, acrescentou.