Eleição de membros para os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), tramitação de projetos de interesse dos médicos no Congresso Nacional, realização do Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM) 2023 e fiscalização de eventos foram alguns dos temas debatidos, nesta quarta-feira (3), em reunião do pleno do Conselho Federal de Medicina (CFM) com presidentes dos CRMs.
A tramitação de Projetos de Lei (PLs) sobre a profissão de instrumentador cirúrgico e de quiropraxista foi o primeiro tema destacado pelo presidente do CFM, José Hiran Gallo, que reforçou a atuação intensa da autarquia junto a parlamentares para esclarecê-los e orientá-los sobre a necessidade de veto em ambos os casos.
“O nosso trabalho com os parlamentares é incansável e, nesses temas, obtivemos absoluto sucesso semana passada em sessão do Congresso Nacional com a manutenção do Veto Total 62/2022 ao PL 75/2014, que propunha a regulamentação da profissão de instrumentador cirúrgico”, disse o presidente.
Agenda médica – Também no Congresso Nacional, o CFM participará das audiências públicas que debaterão a exigência do exame Revalida, defendido pela autarquia como meio necessário para revalidação de diploma médico obtido no exterior e um dos temas norteadores do ENEM 2023, que ocorrerá em Brasília nos dias 29 e 30 de junho com delegados de entidades médicas de todo o País, incluindo os Conselhos Federal e Regionais, sindicatos e associações.
Retomando a relevância da Resolução CFM nº 2.321/22, que estabelece a obrigatoriedade de um responsável técnico em todo evento médico-científico com a devida fiscalização pelos CRMs, Hiran Gallo pontuou que “é fundamental fortalecermos a aplicabilidade dessa resolução e pedimos que os CRMs fiquem atentos à realização de eventos médicos reforçando a fiscalização”.
Concluindo os debates, o presidente do CFM chamou a atenção para a realização das eleições estaduais para escolha de conselheiros titulares e suplentes com especial atenção aos prazos. O pleito será nos dias 14 e 15 de agosto de 8h às 20h totalmente on-line e todas as informações estão disponíveis em portal.cfm.org.br .