As eleições para os novos conselheiros federais começaram nesta terça-feira (6), às 8h, em todo o País. Até às 15h56, um total de 234.073 médicos já haviam garantido o exercício do seu voto no pleito. Esse número corresponde a 44,37% do colégio eleitoral do Conselho Federal de Medicina (CFM). Do total de 598.573 médicos ativos no País, 543.395 estão aptos a votar, ou seja, estão com seus dados cadastrais atualizados e não possuem pendências administrativas ou financeiras com os CRMs.
A votação acontece de forma on-line por meio da plataforma eletrônica https://eleicoescfm.org.br e elegerá os membros da Conselho Federal de Medicina (CFM) nos próximos 5 anos, com a posse marcada para o dia 1º de outubro e duração do mandato até 30 de setembro de 2029.
Dos estados brasileiros, até às 15h30, os que tiveram maior participação no primeiro dia de eleições foram Roraima, com o registro dos votos de 46,04 % dos médicos votantes, e Rio Grande do Sul, com 43,9 %. Por outro lado, no Maranhão, apenas 24,14% dos médicos votantes haviam garantido presença até aquele momento. Já em Rondônia, 27,76% haviam votado até a tarde de terça-feira.
CONFIRA O COLÉGIO ELEITORAL DE CADA ESTADO E O PERCENTUAL PARCIAL DE MÉDICOS QUE JÁ REGISTRARAM O VOTO.
Processo eleitoral – Os trâmites para a votação tiveram início às 7:00, quando o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Aldemir Humberto Soares, acompanhado pelos presidentes das Comissões Regionais Eleitorais (CREs) e do CFM, José Hiran Gallo, anunciou a geração do par de chaves criptográficas que garantem a segurança da plataforma de votação. Além das chaves criptográficas, foi emitida a zerésima, documento que comprova a ausência de votos na urna eletrônica antes do início da votação, que começou às 8h.
A cerimônia de início da eleição foi transmitida pelo canal do CFM no YouTube e pode ser assistida em www.youtube.com/watch?v=cSUMc2esvYA. Na cerimônia, o presidente do CFM destacou a importância da eleição dos novos membros do CFM e a participação dos médicos na escolha de seus representantes no Conselho.
“Trata-se de um momento ímpar dentro de nossa comunidade, quando, pelo voto, vamos expressar nosso legítimo direito de escolher os representantes que vão compor o Plenário do Conselho Federal de Medicina durante a gestão 2024-2029. Quero agradecer a todos os nossos colaboradores que se desdobraram para que tudo ocorra dentro da maior transparência e segurança”, ressaltou.
Na solenidade, o presidente Gallo destacou ainda a contribuição de representantes de outras instituições para a garantia do resultado do pleito. Em seu discurso, ele fez questão de citar a presença dos observadores enviados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, que ajudarão a atestar a eficiência dos Conselhos de Medicina nos preparativos desta votação.
Votação on-line – As primeiras eleições pela internet para conselheiros de medicina aconteceram em agosto de 2023, quando os médicos puderam escolher seus representantes (titulares e suplentes) nos Conselhos Regionais (CRMs) por meio da plataforma eletrônica. Ao contrário dos anos anteriores, em que eles precisavam se dirigir aos locais de votação ou votar por correspondência, a votação ocorreu de forma on-line.
Considerando o sucesso da iniciativa, em 2024, a escolha dos conselheiros federais acontece utilizando o mesmo sistema, o que também permitirá maior agilidade na apuração dos votos. Após o encerramento da votação, às 20:00 desta quarta-feira (7), serão conhecidos os vencedores do pleito. O resultado estará disponível na plataforma das eleições e também no Portal Médico.