
O coordenador Fórum, Bruno Leandro, a 2ª vice-presidente, Rosylane Rocha, e o presidente da SBEM, Neuton Dornelas
A preocupação com o aumento do número de diabéticos no Brasil e no mundo e os desafios para o controle da doença pautaram os debates da abertura do I Fórum de Endocrinologia e Metabologia do CFM. O encontro teve início na manhã desta sexta-feira (28), na sede do Conselho, com a participação do coordenador da Câmara Técnica de Endocrinologia e Metabologia do CFM, Bruno Leandro de Souza; do presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Neuton Dornelas Gomes e da 2ª vice-presidente do CFM, Rosylane das Mercês Rocha.

O presidente da SBEM destacou os desafio no País para o cuidado às pessoas que vivem com diabetes
“A Federação Internacional de Diabetes estima que 589 milhões de adultos convivem com essa doença no mundo. Até 2050, esse número pode chegar a 853 milhões”, alertou a 2ª vice-presidente do Conselho, Rosylane das Mercês Rocha. Neste cenário, a diretora ressaltou ainda o papel do Brasil, que “ocupa a sexta posição mundial no ranking da doença, com mais de 16 milhões de pessoas afetadas”.
O coordenador do fórum, Bruno Leandro de Souza, ressaltou a importância da discussão, que conta com a participação de especialistas renomados no tema. “O meu objetivo aqui hoje foi cumprido, o de trazer a nata da ciência, da ética, dentro da endocrinologia, para a casa do médico brasileiro”, celebrou o conselheiro.
Desafios – O crescimento das estimativas globais e nacionais do diabetes melitus, agravado pelo desconhecimento da população sobre as características básicas da doença, é também uma preocupação do presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Neuton Dornelas Gomes. O endocrinologista e diretor da entidade que representa a especialidade também apontou a relevância dessa discussão e considera que “construir o atendimento às pessoas que vivem com diabetes é um desafio gigante, especialmente em um país tão grande como o nosso”.
Após a abertura, o evento teve continuidade com a conferência “A Evolução do Cuidado à Pessoa com Diabetes Mellitus ao Longo do Tempo”. A apresentação foi conduzida pelo endocrinologista Wellington Santana da Silva Júnior, professor adjunto da Disciplina de Endocrinologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ainda pela manhã, o evento contou também com palestras sobre ato médico seguro, o impacto epidemiológico e social do diabetes no país e das pesquisas sobre a doença. As discussões estão disponíveis no canal do CFM no YouTube, em CFM AO VIVO: Encontro no Conselho reúne especialistas para debater o cuidado com o diabetes | Portal Médico.