A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) promove nesta sexta-feira (4), em São Paulo, o Encontro Nacional da Hemorrede Pública e Privada com foco em Hemoderivados e na organização do Sistema Nacional de Sangue e Derivados (Sinasan). O evento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas aqui.
A primeira palestra, às 8h da manhã, será da coordenadora geral de sangue e derivados, Joice Aragão de Jesus, que falará sobre os “Tipos e quantidades de serviços de hemoterapia públicos e privados no Brasil”. Em seguida, a gerente de sangue, tecidos, células, órgãos e produtos de terapia avançadas (GSTCO), Christiane da Silva Costa, vai falar sobre a “Produção hemoterápica do sistema público e privado: doações, produção, transfusão e descarte de hemocomponentes.”
Ainda no horário da manhã, a gerente geral Monitoramento de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária, Patricia Fernanda Toledo Barbosa, vai falar sobre “Dados do Sistema Nacional de Hemovigilância: erros, quase-erros, reações transfusionais e reações à doação de sangue”.
Em seguida, está prevista uma mesa-redonda sobre legislação, que terá como palestrantes Cesar de Almeida Neto, do Pró-Sangue; Dimas Tadeu Covas e Camila Pintarelli, que vão falar, respectivamente, sobre “O que precisa ser atualizado nos critérios de triagem clínica de doadores de sangue no Brasil”, “O Presente e o Futuro da Hemoterapia” e a “Proposta de Emenda Constitucional (PEC 10/22)”.
Após o horário do almoço, às 13h30, haverá uma mesa redonda sobre financiamento. O palestrante Luiz Amorim, da Hemorio, vai falar sobre “Revisar a tabela SUS ou rever o sistema de financiamento da hemoterapia pública no Brasil?”. André Langhi, da H. Hemo, discorrerá sobre “Custos e eficiências do sistema privado de hemoterapia” e José Francisco Comenalli Marques Jr, da ABHH, falará sobre a tabela CBHPM.
A mesa redonda sobre hemoderivados vai debater os temas hemoderivados no Brasil, cujo palestrante será Dimas Tadeu Covas, da Faculdade de Medicina da USP; hemoderivados no Brasil – a visão dos usuários, que terá como palestrante Tânia Pietrobelli, da FBH. A palestrante Eugênia Maria Amorim Ubiali, vai falar sobre os “Requisitos adicionais da doação de plasma por aférese”.