O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai realizar nos dias 8 e 9 de julho, na sede da entidade, em Brasília, o I Encontro de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação dos Conselhos de Medicina. “A memória de uma instituição é muito importante, pois cuida da história que construímos. Este encontro será um momento singular para que os profissionais que trabalham nas bibliotecas e centros de informação do CFM e dos Conselhos Regionais possam trocar conhecimento e experiências sobre as formas corretas de cuidarmos das nossos acervos bibliográficos”, argumenta a 3ª secretária do CFM e diretora da Biblioteca da autarquia, Dilza Ribeiro (foto).
Após a abertura, a primeira palestra, na manhã do dia 8, será da coordenadora-geral do Laboratório de Inovação em Inteligências Artificiais da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Patrícia Baldez Américo Minervino, que vai falar sobre o tema “Bibliotecas Inteligentes: IA e o Futuro da Pesquisa”. Logo após, o diretor do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT), Dr. Tiago Emmanuel Nunes Braga, discorrerá sobre o uso de IA nas Bibliotecas.
No começo da tarde, a comissão editorial da Revista Bioética do CFM vai falar sobre “O papel relevante das bibliotecas como fonte de pesquisa para trabalhos científicos em Ética Médica e Bioética”. Em seguida, a consultora técnica em documentação Ana Carolina Arantes Araújo Stelle dará uma palestra sobre a “Transformação de bibliotecas em centros de inteligência informacional”, seguida de uma oficina sobre como planejar e executar projetos estratégicos em bibliotecas.
Na quarta-feira, dia 9, pela manhã, o coordenador de Informática do CFM, Thiago Cordeiro Araújo, vai dar uma palestra sobre as “Alterações propostas na busca de normas do Portal Médico”. A visão dos usuários sobre as buscas no Portal serão apresentadas pela conselheira federal por Santa Catarina, Graziela Bonin.
Em seguida, o coordenador da Rede Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital/IBICT dará uma palestra sobre a “Preservação de documentos digitais”. Ainda pela manhã, a representante da editora Manole, Ana Yue, vai apresentar o Informed, plataforma de informações técnicas e científicas disponibilizada para os médicos brasileiros.
As atividades do horário da tarde vão começar com uma palestra da professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade de Brasília Ana Carolina Arakaki, que vai falar sobre “Organização e representação da informação em ambientes digitais”. Por fim, a arquivista do CFM, Miriam Gomes, fará uma palestra sobre “O papel da gestão documental na preservação do conhecimento organizacional”.