Os princípios e os conflitos éticos que permeiam o universo de pesquisas e práticas em Genética Clínica foi o tema do webinar realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no dia 29 de junho (terça-feira). Transmitido pelo YouTube a partir de 18h, o evento teve como palestrante a doutora em bioética Natália Oliva-Teles.
“A preocupação com as implicações sociais das descobertas científicas da genética clínica tem sido constante na sociedade moderna e contemporânea. O conhecimento novo, segundo conceituou Potter em 1967, é um conhecimento perigoso. E a melhor forma de lidar com um conhecimento perigoso é com a sabedoria, especificamente, aprofundando e refletindo sobre este saber e suas consequências. A Bioética serve como mediadora, como parte da responsabilidade humana para com toda a humanidade”, explica Tatiana Giustina, editora-geral da Revista Bioética e 2ª secretária do CFM.
Nesse sentido, o evento foi destinado a médicos, pesquisadores e demais profissionais que atuam com Genética Clínica para o debate sobre avanços, limites e conflitos com os quais devem lidar, se afastando de abusos em nome dos possíveis benefícios alcançáveis.
ACESSE aqui a íntegra do webinar, disponível no canal do CFM no YouTube.
CONEXÃO CFM
Webinar Questões éticas em Genética Clínica
Transmissão via YouTube
29 de junho de 2021
18 horas
Conheça a palestrante – Natália Oliva-Teles obteve os Graus de Doutor em Bioética em 2012 e de Mestre em Bioética e Ética Médica em 2003, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e licenciou-se em Biologia-Ramo Científico pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1981. É Especialista em Genética Clínica Laboratorial pelo European Board of Medical Genetics desde 2015 e em Genética Humana pela Ordem dos Biólogos, desde 2007. É Assessora Superior e Responsável pela Unidade de Citogenética do Centro de Genética Médica Doutor Jacinto de Magalhães/Centro Hospitalar Universitário do Porto, onde trabalha desd 1981. Desde 2004 colabora com o Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é atualmente Professora Auxiliar Contratada no Departamento Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde. Foi membro das Comissões de Ética do Instituto de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães (2002-2007) e do Instituto Português de Oncologia do Porto (2012-2020) e, atualmente, é membro das Comissões de Ética do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e da muito recentemente criada (10 de fevereiro de 2021) Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.