A incorporação de novas tecnologias e o acesso aos medicamentos serão debatidos no II Simpósio Virtual de Doenças Raras, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) no dia 20 de outubro, das 17h20 às 19h00. Assista abaixo às discussões do evento.
A primeira palestrante foi a Secretária Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Anvisa, Daniela Marreco Cerqueira, que tratou sobre a “Incorporação de Tecnologia para o Tratamento de Doenças Raras”. Em seguida, a médica e consultora do CFM Clarice Petramale abordou o tema “Doenças raras e o acesso a medicamentos de inovação”. A última palestra, às 18:20, foi apresentada pelo conselheiro federal pelo Estado da Bahia, Julio Cesar Vieira Braga , que tratou do “Dilema do custo-oportunidade”.
O evento, aberto para médicos de qualquer especialidade, estudantes de medicina, demais profissionais da saúde interessados no assunto, pôde ser acompanhado pelo canal do CFM no YouTube e pelo Zoom. Somente inscritos participantes pelo Zoom receberão o certificado de participação.
Programação
II Simpósio de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina
DATA: 20 de outubro de 2023.
HORÁRIO: das 17h20 às 19h00
LOCAL: Virtual (plataforma de videoconferência ZOOM e transmissão ao vivo pelo YouTube)
17h20 – 17h30 – Abertura
Carlos Magno Pretti Dalapicola – Segundo Tesoureiro do Conselho Federal de
Medicina.
Natasha Slhessarenko – Coordenadora da Câmara Técnica de Doenças Raras
17h30 – 17h40 – Ministério da Saúde: Nova coordenação e possíveis ações em parceria com o CFM.
Natan Monsores de Sá – Assessor Técnico do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção
Especializada à Saúde.
17h40 – 19h – Painel: Incorporação de tecnologias para tratar doenças raras
Moderadores:
Ida Vanessa Doederlein Schwartz – Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM)
Estevam Rivello Aves – Membro da Câmara Técnica de Doenças Raras
17h40 – 18h00 – Critérios de precificação para tratamento
Painelista: Daniela Marreco Cerqueira – Secretária Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Anvisa)
18h00 – 18h20 – Doenças raras e acesso a medicamentos de inovação
Painelista: Clarice Alegre Petramale – Consultora do Conselho Federal de Medicina
18h20 – 18h40 – O dilema do custo-oportunidade
Painelista: Julio Cesar Vieira Braga – Conselheiro Federal pelo Estado da Bahia
18h40 – 19h00– Debates
19h – Encerramento
Natasha Slhessarenko – Coordenadora da Câmara Técnica de Doenças Raras