A avaliação do uso terapêutico de produtos à base de Cannabis é o tema do mais recente livro publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), organizado pelo pesquisador Wanderley Marques Bernardo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
“Canabinoides são substâncias encontradas na planta Cannabis que atuam em receptores específicos do cérebro e do corpo humano, e são os principais ingredientes ativos tanto nos medicamentos derivados da Cannabis como de suas preparações. Os dois mais extensivamente estudados são o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD)”, explica a publicação.
O uso medicinal de Cannabis pode se referir a uma série de preparações e produtos e, dentre as indicações propostas para seu uso, estão: náusea e vômito associados à quimioterapia no câncer; estimulante de apetite, sobretudo em pacientes com câncer e SIDA; no espasmo muscular ou dor na esclerose múltipla; na dor crônica e/ou neuropática; no tratamento paliativo para o câncer; nas síndromes convulsivas; nas doenças neuropsiquiátricas; e na doença inflamatória intestinal.
Conforme explicitado no livro, “independentemente de todas as expectativas e interesses, há uma forma muito clara e segura de auxiliar a tomada de decisão médica frente aos pacientes, sendo recomendável sempre utilizá-la antes da adoção de velhas ou novas propostas de exposições ou intervenções em saúde: questionar a todos os interessados em que nível científico estamos para garantir ao mundo, primariamente, o benefício, e, secundariamente, a segurança dessas propostas. Até que ponto todos os interessados, incluindo os médicos, estão dispostos a assumir as consequências da aplicação de propostas fúteis e incertas, associadas ou não a riscos? E, na incerteza, quantos estão motivados a estudar consistentemente, em respeito aos pacientes, tais propostas?”.
Pesquisador responsável, Wanderley Bernardo explica que “o objetivo da avaliação (publicada no livro) é identificar a evidência científica disponível na atualidade, consistente e relevante, da eficácia e segurança no tratamento de pacientes em diversas situações clínicas com os produtos ou preparações à base de Cannabis”.
Para acessar a pesquisa, clique aqui.
Conheça também o currículo lattes do Pesquisador Responsável: Wanderley Marques Bernardo.