Está disponível na plataforma eletrônica Publicações CFM a edição nº 327 do jornal Medicina. O boletim destaca o trabalho realizado pelo Conselho junto ao Ministério da Educação pela revogação da Portaria MEC nº 343/22, que permitia a expansão de vagas em cursos de medicina no Brasil. Após atuação do CFM e da Frente Parlamentar da Medicina, que sensibilizaram o governo quanto às implicações da norma na formação médica e na qualidade do atendimento à população, a norma foi revogada.
A publicação também detalha a Resolução 2.314/22, que regulamenta a telemedicina. Tendo como pilares, a segurança, a privacidade e o consentimento; a norma estabelece a telemedicina como o “exercício da medicina mediado por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs).
Palavra do presidente – O atendimento médico a distância foi uma das mudanças provocadas pela covid-19 e uma análise sobre o futuro pós-pandemia é o tema do artigo de autoria do presidente do CFM, José Hiran Gallo. No texto, o diretor fala sobre as reflexões a respeito do futuro da saúde após o fim da pandemia de covid-19, promovidas durante o IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e I Encontro Ibero-Americano de Bioética. Os eventos promovidos pelo CFM nos dias 8 e 9 de junho, em Belo Horizonte (MG) reuniram especialistas o Brasil e da Europa.
Sobre a maior crise sanitária da história do Brasil, o editorial do presidente do CFM ressalta: “mais do que nunca é preciso avaliar o que aconteceu e o que está acontecendo. Isso vai permitir à sociedade avançar, corrigir rumos e aperfeiçoar seus caminhos”, aposta o diretor do Conselho.
A medicina abre caminhos – Outro destaque da edição é a nova campanha nacional lançada pelo CFM e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) sobre o futuro da profissão e da saúde no País. Iniciada no Dia Mundial da Saúde, por meio das redes sociais e mídias digitais, na ação, a autarquia ressalta que a medicina abre caminhos para que todos tenham uma vida plena e defende melhores condições de atendimento para a população.
Confira todas essas informações na nova edição do jornal Medicina. ACESSE AQUI.