O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu a visita de membros do Hospital das Forças Armadas (HFA), nesta sexta-feira (10), para interagir sobre temas de interesse comum, com foco na excelência do ensino médico e nos avanços tecnológicos aplicados aos treinamentos. O hospital destacou a aquisição de uma plataforma robótica.
A audiência foi conduzida por José Hiran da Silva Gallo, presidente do CFM, ao lado de Rosylane Rocha, 2ª vice-presidente do CFM, com pauta motivada por recente visita da conselheira às instalações do hospital, diagnosticando relevante estrutura de ensino e pesquisa.
“O CFM defende a formação médica de qualidade e o padrão ouro da residência médica. Precisamos de médicos preparados para o atendimento à população. Fico muito feliz de receber a visita de profissionais dedicados à excelência na formação de especialistas. O Brasil tem médicos de altíssimo nível e precisamos dar visibilidade a isso”, comenta Hiran Gallo.
Representando o HFA, participaram o contra almirante médico Vicente Garcia Ramos, diretor técnico de saúde do HFA; general médico Roosevelt Louback de Carvalho, coordenador geral do HFA; brigadeiro médico Yoshibumi Kumeta, diretor técnico de ensino e pesquisa do HFA; e o médico vice-coordenador da Comissão de Residência Medica (COREME) do HFA, Rafael Saba Albertino, 1º tenente do HFA.
“Nossa preocupação é treinar e melhorar o efetivo da saúde. Visando segurança, por exemplo, os médicos recebem treinamentos em simuladores e entram no centro cirúrgico muito mais preparados. Agora, com a plataforma robótica, seremos referência de treinamento nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, afirma Garcia.
O HFA, com sede em Brasília (DF), é uma Organização Militar de Saúde (OMS) integrante da estrutura do Ministério da Defesa (MD) e subordinado diretamente à Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa (SEPESD/MD). O HFA é o responsável pela primeira residência médica de Brasília e hoje já conta com 100 leitos, 16 programas de residência médica e 96 residentes.
Na ocasião, os conselheiros receberam comendas e os visitantes aproveitaram para conhecer as instalações da sede, inaugurada em setembro de 2023. Como encaminhamento, parcerias serão estabelecidas em prol da boa formação médica.