O Conselho Federal de Medicina (CFM) tem o prazer de apresentar o novo Manual de Propedêutica Médica, que contempla os avanços científicos, tecnológicos e sociais, proporcionando experiências e aprendizado médico multimodais.
“Esta obra, escrita por profissionais e acadêmicos da Universidade do Pará (UFPA), nos situa em um novo momento da medicina: o hoje, que honra e celebra o primeiro manual assinado pela ilustre e magnânima professora doutora Bettina Ferro, de quem sou discípulo e admirador. Exatamente por isso, saúdo a atualização trazida nesta publicação, a qual respeita a história da medicina e nos guia por caminhos desafiadores em que concorremos, a todo momento, com informações instantâneas disponíveis nas redes sociais, mas nem sempre oportunas ou verdadeiras”, pontua o presidente do CFM, José Hiran Gallo.
Reunindo 60 autores, dentre eles o neurologista e conselheiro federal Hideraldo Cabeça, que escreveu sobre questões éticas relacionadas ao uso de prontuários eletrônicos, o manual está disponível para leitura online e download no portal da biblioteca do CFM.
“Práticas médicas mudaram, novas tecnologias foram desenvolvidas e nós, médicos, seguimos tendo a ética como fio condutor de nossa profissão e a relação médico-paciente como bem valioso e inalienável. Por tudo isso, é mais do que oportuno que este novo Manual de Propedêutica Médica seja uma referência a ser consultada”, afirma o presidente do CFM.