O Conselho Federal de Medicina (CFM) informa, com profundo pesar, o falecimento de Armando d’Acampora, médico catarinense reconhecido por sua trajetória ímpar nas áreas da prática, pesquisa e ensino.
Como médico e professor, Armando d’Acampora era uma referência, sendo um entusiasta da ética médica, da bioética e das humanidades. Esposo e pai dedicado, também contava com uma legião de amigos e admiradores. Todos estão consternados com sua partida.
No sistema de conselhos de medicina, Armando d’Acampora destacou-se pela defesa intransigente das prerrogativas médicas e por seu compromisso em favor da assistência de qualidade. Essas características o levaram a ocupar posições de destaque no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e no CFM. Seu compromisso incansável com os valores que regem a profissão deixa um legado que certamente continuará a inspirar a todos nós.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), Armando d’Acampora também possuía formação em Bioquímica (1975) e Farmácia (1974), ambas pela mesma instituição.
Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (1996), foi sócio fundador da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, além de Cirurgião Geral e Proctologista do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis.
Também era membro da Academia Desterrense de Letras e da Academia de Medicina de Santa Catarina.